Exposição

Exposição “Anatomia de uma Ilustração

Segundo o registro do MHSC, do dia 13/6/14 ao dia 27/7/14, tivemos os seguintes números:

de Florianópolis: 133 pessoas
do interior SC   : 129
outros estados  : 221
outros países    :   22
===================
TOTAL             : 505 pessoas

Release:

A ilustração científica, longe de ser apenas representação didática para livros, tem se desenvolvido e se tornado sempre mais sofisticada. Os ilustradores científicos são muitas vezes inspirados pela própria metodologia científica na busca de aperfeiçoar e ampliar seus métodos artísticos. Várias técnicas são aprimoradas, mescladas ou mesmo criadas pelos habilidosos artistas da ciência (ou cientistas da arte?) para que a representação visual que serve à ciência e à natureza cumpra com excelência seu papel. A observação dessas obras meticulosas pode despertar no leigo inúmeras questões, e assim, associada à I Jornada de Ilustração Científica – Sul, uma exposição se destina a responder a algumas delas. Os bastidores do preparo de uma ilustração científica se revelam pelas mãos de vários profissionais experientes da atualidade, que fotografaram as etapas de seu trabalho até chegar à conclusão de sua obra, que estará exposta em sua forma final. Aos que conhecem os métodos dessa arte, aos que desconhecem, não faltam surpresas, pois esse é um campo em permanente expansão.

Organização:

Leandro Lopes

Maria Inés Castiñeira

Expositores:

Alexandre Viana
Diana Carneiro
Diana Marques
Fátima Zagonel
Iriam Starling
Marcos Antonio Santos Silva
Maura Piccoli
Oscar Shibatta
Rogério Lupo
Rosane Quintella

Abertura: 13 de Junho de 2014 – 19h

Conversa com os Artistas: 16 de Julho de 2014 – 19h

Visitação: de 14 de junho à 27 de Julho de 2014.

Local: MHSC – Museu Histórico de Santa Catarina

Endereço:
Praça XV de Novembro, 227 – Centro
88010-400 – Florianópolis/SC
MHSC
 capafinal

convite_A5

3 pensamentos sobre “Exposição

    • Oi Marie,

      Por conta do tamanho deste evento, que deve ser mais enxuto que os Encontros Nacionais, optamos por fazer uma exposição diferente. Não teríamos condições em duas pessoas (estamos praticamente em dois, eu e a Inés Castiñeira) de selecionar, receber, montar, reenviar as obras de uma exposição. Ficamos com duas opções, ou cancelaríamos a exposição ou faríamos algo diferente. Decidimos fazer uma exposição de caráter didático, com uma ilustração de cada autor acompanhada de um banner que explica o processo de construção da mesma, mais ou menos como esta exposição que aconteceu na Europa: http://didactiquetangible. hear.fr/recherche-appliquee/ anatomie-d-une-image/

      Essa mudança resolveu nosso problema de logística pois precisaremos apenas receber as imagens digitalizadas, e os textos enviados pelos autores. Uma pessoa da UNISUL fará a diagramação dos banners. Teremos que receber apenas as obras originais que serão poucas. Deixamos que a exposição com chamada pública seja em encontros nacionais.

      A seleção dos expositores foi simples, chamamos os professores dos minicursos. Como a exposição não contemplaria ilustração de zoologia, convidei o Marcos (com a missão de ilustrar algum animal, de preferência inseto) e o prof. Oscar Shibatta (que ilustrará um peixe).

      Acreditamos que a exposição didática terá bastante repercussão e será bem proveitosa para todos.

  1. Pingback: Abertura de Exposição dia 13/06 | I. Jornada de Ilustração Científica- Sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s